Esteban Lazo: o delegado é um elo principal no sistema político cubano

23/04/2015 20:20

O presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (ANPP), Esteban Lazo Hernández, afirmou na manhã de domingo (19) que o ato de votar não pode ser visto “como algo formal, é votar pela Pátria, é um direito do cidadão mas também é um dever civil que todos devemos cumprir”.

 

Esteban Lazo vota em Havana

Na manhã, Lazo votou durante as eleições parciais, no colégio eleitoral número dois, da circunscrição 10, no município de Playa, na capital. Durante a estada expressou à imprensa que “dentro de nosso sistema político o delegado (vereador) é um elo principal. Sinto muita admiração por eles, às vezes as pessoas dizem ‘eu não quero isso porque traz muitos problemas’, mas se não enfrentamos os problemas, não se resolverão. O que estamos fazendo hoje é um passo decisivo em todos os avanços que estamos tendo”.

Expressou que desde as primeiras horas da manhã observou com grande satisfação o movimento das pessoas para os diferentes colégios eleitorais, sobretudo de jovens que votam pela primeira vez e trabalham nos colégios.

“As eleições de hoje têm um caráter muito importante (…) celebram-se em um momento muito particular de nossa Pátria, isso tudo deve ser vinculado com o que estamos fazendo na atualização do modelo econômico e na reestruturação do país”.

Também se referiu à repercussão dos sucessos de 17 de dezembro passado, com o retorno dos três cubanos que permaneciam nos cárceres dos Estados Unidos e o início do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos, “processo que vai marchando como tem que ser, sem que ninguém queira impor nada”. O presidente da ANPP ressaltou o fato de que Obama anunciasse sua solicitação de tirar Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo.

“Muitas vezes quando falamos do delegado (vereador) alguém pode associá-lo só à pessoa que resolve um problema. O delegado é muito mais do que resolver um problema, isso também está entre suas funções, mas representa a máxima autoridade de nosso sistema político, que é a autoridade na base, na circunscrição (…): os eleitores que escolhem alguém que os representa”.

Lazo alegou que como parte das mudanças que se estão realizando em Cuba também se está transferindo uma grande responsabilidade aos municípios. “até agora, muitas das questões em decididas no topo, centralizadamente, hoje ainda têm que ser assim, mas nos passos que se vão dando dentro de todo o aperfeiçoamento cada dia são os municípios os que terão maior responsabilidade, tudo o que se possa discutir finalmente tem que ser feito ali”.

Expressou, ainda, que ninguém está de costas às enormes dificuldades que tem o país, o que provoca que em cada processo a população peça milhares de coisas. “Alguns que se podem resolver, alguns que não são de caráter material mas sim pela deficiência da administração, às vezes por não fazer um trâmite a tempo”.

Da mesma forma, Lazo expressou que o mais importante para conseguir um socialismo próspero e sustentável é que sejamos capazes de gerar riquezas para poder resolver os problemas a partir delas.

Fonte: Jornal Granma