Diva Omara Portuondo ganha Grammy e reclama fim de bloqueio

07/11/2009 14:55

HAVANA, Cuba, 06 de nov (ACN) - “Obrigada, obrigada e mais uma vez obrigada”, foi o que conseguiu dizer a diva cubana Omara Portuondo, quando subiu ao palco para agradecer pelo Grammy Latino, que ganhou nesta quinta-feira (05) na categoria de melhor álbum tropical contemporâneo.

A cantora, famosa no mundo inteiro por ser voz feminina do Buena Vista Social Club, fenômeno de vendas, com cerca de dez milhões de cópias distribuídas em todo o planeta, disse que seria melhor para todos que o governo norte-americano levantasse o bloqueio econômico contra a nação caribenha.

Portuondo, que recebeu autorização expressa do presidente Obama para viajar aos EUA – recordemos que os artistas cubanos estão vetados de viajarem livremente a esse país, como também estão os norte-americanos – deu essa declaração no hotel Mandalay Bay em Las Vegas, que acolheu a décima cerimônia deste tipo na noite da quinta.

Não é à toa que “obrigada” foi a primeira palavra que lhe veio à mente. Seu mais recente CD se chama assim: Gracias (Obrigada).

Omara agradeceu a todos os músicos que participaram da produção do álbum, especialmente o uruguaio Jorge Drexler, conhecido no Brasil por algumas versões de suas músicas, como A idade do céu, adaptada por Paulinho Moska e cantada por Simone e Zélia Duncan nos DVDs Ao Vivo e Amigo é casa e Do outro lado do rio, que entrou no repertório da Maria Rita.     

O álbum, gravado no final de 2008 em Cuba, inclui colaborações dos cubanos Silvio Rodríguez e Pablo Milanés e uma participação muito especial de Chico Buarque.

O renomado pianista Chucho Valdés, também ganhou um Grammy na quinta-feira na categoria de melhor álbum tropical de jazz, compartilhado com seu pai, Bebo Valdés, com o CD Juntos para siempre (Juntos para sempre).

Não é a primeira vez que Valdés ganha esse cobiçado reconhecimento e em uma disputa, inclusive, mais acirrada como a edição anglo-saxã desta competição que visa a reconhecer o mais notável da indústria do disco.

 

Agência Cubana de Notícias