Cuba modifica sistema de táxis e aplica novo modelo de serviço

11/02/2014 02:25

A partir desta quinta-feira (9), passa a vigorar um novo modelo de gerenciamento para as agências de táxi em Cuba. Segundo o jornal Granma, o formato que permite o arrendamento dos veículos aos motoristas começou a ser experimentado em 2010. Com a medida, o trabalho poderá ser realizado de forma autônoma.


Visita Cuba
Cuba modifica sistema de táxis e aplica novo modelo de serviço

Taxistas cubanos ganharão uma concessão do governo para trabalhar com seus veículos por conta própria.

“Desde sua aplicação experimental a reestruturação ofereceu resultados positivos”, disse Débora Canela, especialista do Ministério do Transporte cubano ao site Cuba Debate. Ela destacou ainda que, “além de uma mudança na imagem dos veículos, o novo desenho de administração possibilita um incremento da qualidade do serviço”.

“Sob tal modalidade os taxistas assumem com seus rendimentos as despesas de manutenção, combustível e reparo”, afirmou Débora. Sendo assim, os empregados das agências poderão alugar os carros e pagar uma taxa diária.

Ainda de acordo com a especialista, “[a medida] contempla a possibilidade de proprietários de veículos se incorporarem às agências, desde que cumpram com determinados requisitos técnicos e de conforto”.

“Tanto os taxistas associados como os proprietários poderão prestar serviços a pessoas jurídicas, modalidade até agora exclusiva do setor estatal”, assinalou.

A concessão dos táxis estatais faz parte do conjunto de reformas empreendidas pelo presidente Raúl Castro, que têm como objetivo aperfeiçoar o sistema e preservar as conquistas sociais. O processo de transformação para o setor de serviços foi aprovado no ano passado, durante o 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações do jornal Granma, Cuba Debate e da agência Prensa Latina