Cinco cubanos: Fernando González é libertado nos EUA

28/02/2014 02:51

Fernando González, um dos Cinco Cubanos que foram presos durante missão nos Estados Unidos por coibir práticas terroristas perpetradas por cubanos radicados em Miami, foi libertado nesta quinta-feira (27) após cumprir integralmente sua condenação de 15 anos.


 

Cinco cubanos presos injustamente nos EUA


Uma vez em liberdade, Fernando será deportado a Cuba, como declarou a porta-voz do Procurador Geral em Miami, Michelle Álvarez.

René Gonzales, o primeiro a ser libertado, cumpriu sua sentença até 2011 e apenas em 2013 pode voltar à ilha onde cumpre o restante de sua pena em liberdade supervisionada.

Os Cinco cubanos foram presos em 1998, nos Estados Unidos por espionagem, quando na verdade, os doze integrantes da Rede Vespa monitoravam as ações de grupos anti-cubanos que promoviam ações terroristas na ilha caribenha.

De acordo com o jornalista e escritor Fernando Morais, em seu livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, “em cinco anos, [os grupos terrorista de Miami] realizaram 127 ataques que incluíam atentados a bomba nos melhores hotéis e até rajadas de metralhadoras disparadas de lanchas vindas de Key West contra turistas estrangeiros em praias cubanas”.

A libertação de Fernando fortalece a campanha mundial pela Libertação dos Cinco. A estimativa é que ele chegue, já nos próximos dias, a Cuba.

Da Redação do Portal Vermelho,
Vanessa Martina Silva

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.