Bill Clinton louva ajuda cubana e venezuelana ao Haiti

02/10/2009 15:14

HAVANA, Cuba, 01 out (ACN) - O ex-presidente norte-americano Bill Clinton, hoje enviado especial das Nações Unidas para o Haiti, elogiou o apoio dado por Cuba e Venezuela a esta nação caribenha para paliar a precária situação econômica e social.

 

De acordo com o jornal Granma, a opinião foi emitida em um relatório apresentado por Clinton perante a Conferência das Américas em Miami.

 

Clinton destacou a doação de 87 milhões de dólares por parte do governo do presidente Hugo Chávez, da Venezuela. Com esses fundos o Haiti comprou máquinas para remover a terra em locais que foram afetados pelas inundações produto dos furacões do ano passado.

 

O relatório destaca que a “América Latina está ajudando o Haiti agora como nunca o havia feito antes”.

 

Segundo dados da Rádio Havana Cuba, até a presente data, 2.100 profissionais da saúde ajudaram o povo haitiano desde 1998.

 

Graças ao atendimento dos cubanos, nasceram mais 110.000 crianças e 228.000 pessoas foram submetidas a cirurgias. Isso se traduz em uma melhoria dos níveis de saúde em lugares onde nunca antes um médico tinha estado de forma permanente.

 

Mais de 155.000 pacientes melhoraram ou recuperaram sua visão, graças à Operação Milagre, em funcionamento lá desde 2005.

 

Além disso, 554 haitianos se formaram como médicos, na Faculdade de Medicina do Caribe na cidade cubana de Santiago. Hoje eles prestam seus serviços em 27 cidades e aldeias haitianas.

 

Agência Cubana de Notícias