Bem disposto, Fidel aparece na TV depois de um ano

25/08/2009 12:32

A televisão cubana transmitiu, no domingo (23), imagens do ex-presidente Fidel Castro, nas quais o líder revolucionário está bem disposto e em boa forma. É a primeira vez, desde junho de 2008, que Fidel aparece na TV. O vídeo - reproduzido pelo Vermelho -  mostra o cubano em conversa com estudantes de uma universidade venezuelana. Nesta segunda (24), a imprensa de Cuba publicou treze novas fotos do encontro, além de outra que retrata Fidel e o presidente do Equador, Rafael Correa.

Fidel em encontro com Rafael Correa

 

O jornal Granma e o semanário Trabajadores, ambos de circulação nacional, dedicaram suas páginas principais às fotos do líder, assim como o site Cubadebate. Castro, de 83, aparece nas saudável e animado, com camisa branca e agasalho esportivo, conversando com os jovens venezuelanos de pé e sentado. As imagens são datadas de 22 de agosto, último sábado.

No encontro, que durou três horas, Castro falou com os jovens venezuelanos sobre a contaminação ambiental, mudança climática e a continuidade das missões sociais na Venezuela. Na última foto do líder cubano, publicada no domingo, Castro aparece ao lado do presidente do Equador, Rafael Correa, que viajou para Cuba para passar férias e para fazer exames médicos.

Também no vídeo, divulgado pela cubana Cubavisión, Fidel aparenta saúde e energia. A última vez que Fidel havia aparecido na televisão foi durante um encontro com seu aliado e presidente venezuelano, Hugo Chávez, em junho do ano passado. Castro está afastado do poder desde julho de 2006, por causa de problemas de saúde. Em fevereiro do ano passado ele renunciou ao cargo, que foi assumido pelo irmão seu Raúl.

 

Veja abaixo as novas imagens de Fidel:

Video do comandante com jovens venezuelanos